Páginas

19 de outubro de 2016

Como preparar o feltro para evitar "bolinhas"

Olá meninas!!!

 Há algum tempo venho querendo deixar essa dica para vocês. Eu já "trato" o feltro que uso há bastante tempo desta forma. Confesso que ainda não consegui experimentar as receitas que vi, algumas com termolina outras com cola, por falta de tempo e confesso um pouco de preguiça.
Mas, prometo que vou testar e conto depois para vocês o que achei.

Bom, a minha receitinha é bemmmmm simples. Do tempo da minha avó! Cresci vendo minha avozinha engomando seus paninhos de crochê. No começo até fazia exatamente como ela, cozinhando a maizena mas, depois vi que poderia fazer com a maizena crua mesmo. Aí a preguicinha falou mais alto e resolvi testar. Deu super certo e dali para frente só faço assim.

Então bora parar de enrolar. Você vai precisar de um borrifador, água mineral ou filtrada (não use água da torneira pois ela contem mais micro organismos) e maizena.



Receita: 600 ml de água mineral 
1 colher de chá de amido de milho (essa quantidade de amido não deixa o feltro muito duro, então faça o teste e se quiser mais durinho coloque mais amido)

Coloque no borrifador e misture muiiiiiiiiito, sacudindo bastante.
Borrife sobre o feltro de forma uniforme.
Se desejar pode deixar secar naturalmente mas não totalmente.
Eu, imediatista que sou, coloco logo um tecido sobre o feltro e passo o ferro morno até que o feltro esteja seco.
Essa mistura dura até 20 dias ok!


Então é isso. Como falei antes, ainda não testei as outras formas mas quero muito mesmo testar para ver a diferença na textura. Para mim, até hoje a maizena deu super certo.

Espero que tenham gostado e depois quero saber o que acharam ok!

Beijooo grande e em breve tem novidades na lojinha ok!

Óia rsrs os moldes de alfabeto para guirlandas que estou preparando para facilitar ainda mais nossas vidas além dos carimbos claro. Depois venho um dia para falar como e porque desenvolvi esses carimbos.


Quer caixinhas, moldes e tags? Veja as novidades em nossa loja clicando no link abaixo:

Comprar este produto

22 comentários:

  1. Obrigada pela dica! Queria muito que os produtores de feltro pensassem mais na qualidade do produto, pois a quantidade de vendas com certeza é grande.
    Boa noite e uma quarta cheinha de inspiração para você.
    Abracinhos floridos
    Sue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sue Paula! Mas, essa parece ser uma realidade que vamos demorar a ver né! Então vamos dando nosso jeitinho rsrsr.
      Beijo grande e muita inspiração para nós!

      Excluir
  2. Olá,gostei muito da dica,obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  3. Andreia o alfabeto é de quantos centímetros? Irá ter carimbo deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, tenho de 5 e 6 cm as letras maiúsculas e minúsculas correspondentes. Não farei carimbo pq ficou muito caro o alfabeto inteiro mas, vou ter também o feltro já carimbado só pra cortar. Dessas duas formas ficou com um valor mais em conta e ajuda bastante também. Beijooo

      Excluir
    2. Me fez relembrar! usei muito pra passar roupas ternos de linho com ferro de de carvão,mas era feita no fogo a goma de passar aí como era difícil!. Obrigada adorei sua dica facilita muito pra gente

      Excluir
    3. Sim Joselita! Pura nostalgia né!!! rsrsrsr Antes eu também fazia assim cozinhando a maizena mas, depois, pesquisando alguns sites sobre isso, vi que poderia fazer com ela crua, melhorou bastante! Beijoooo

      Excluir
  4. Oi Andreia! Eu queria saber se o feltro continua macio com essa mistura. Pq já ouvi falar da termolina mas aí ele fica mais duro. Outra coisa: qto a sujeira, fica mais fácil de limpar ou não?

    Grande abraço,

    Natália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia. Essa quantidade que passei, ele fica bem macio, somente mesmo para abaixar e agrupar os pelos. Vai ter que testar a quantidade de amido que melhor vai se adequar para você. Quanto à limpeza, acho que não tem jeito viu! O feltro não foi feito para ser muito manipulado. Já li em algum lugar sobre usar laquê de cabelo, ainda não testei mas deve ser bom!

      Excluir
    2. Obrigada por responder! Vou testar sim!

      Excluir
  5. Que dica ótima!! Certamente vou testar.
    Uma pergunta, o feltro fica mais difícil de costurar usando essa técnica? Digo, dá uma endurecida? Ou é só um pouquinho.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, essa quantidade que passei ele fica bem macio. Você precisará experimentar e aumentar ou diminuir a quantidade de amido usado. Lembrando que não é para encharcar o feltro, só algumas borrifadas uniformes ok!

      Excluir
  6. Obrigada! Vou testar 😘 Eve

    ResponderExcluir
  7. O efeito seria como uma termolina mas sem precisar passar depois de pronto o produto? Posso preparar em todos os meus feltros de feltro e não sai?

    ResponderExcluir
  8. Oi Andreia adorei, mais posso borrifar depois da peça pronta? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, para borrifar com a peça ja pronta vc vai precisar cozinhar a maisena antes. Com ela crua vai ficar branco ok!

      Excluir
  9. Bom dia, Andreia!!! Uma perguntinha, por gentileza... essa misturinha que vc faz... eu poderia estar usando ela depois da peça pronta? Faz o mesmo efeito de não criar bolinhas? Obrigada!!! Seu trabalho é lindo!!! Encantada!!! Parabéns!!! 👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka, depois de pronta não pois o calor ferro que ativa a maisena. A não ser que cozinhe antes a maisena fazendo uma goma. Assim acredito que dê para usar mas teste antes ok!

      Excluir