Páginas

12 de janeiro de 2016

Quanto vale o seu dia de trabalho?

Bom dia gente linda! Há algum tempo atrás fiz uma postagem sobre como calcular o preço da sua peça de artesanato.

Como tudo na vida tende a ser simplificado venho hoje explicar como faço para calcular além do meu dia de trabalho; quanto irá custar a peça que produzi.

São só exemplos de como eu faço e não vou afirmar que seja a forma exata de fazer ok! Faço assim e para mim funciona.



CALCULANDO O DIA DE TRABALHO: (em Reais)

Gasto fixo mensal: Coloque todos os gastos fixos que você tem por mês. Abaixo só um exemplo, pode ser que você tenha mais coisas a acrescentar como aluguel do seu ateliê, salário de ajudante, iptu... etc.

Luz - 100,00
agua - 50,00
Net - 70,00
Telefone - 35,00
Mei - 47,00
Salário (meu) - 880,00

TOTAL: 1.182,00

Esse total é mensal. Então vamos dividir por 4 para ter o semanal (40 horas trabalhadas por semana): 295,50 e por 5  para ter o diário: 59,20. Se desejar divida por 8 para ter o valor da hora trabalhada: 7,38.

Eu vou usar o valor do dia trabalhado que é 59,20. Lembre-se que esse valor é referente aos seus gastos fixos mensais e precisam entrar em todas as peças que você fará durante todo o mês.


CALCULANDO O VALOR DAS PEÇAS DO DIA:

Supondo que você tenha feito 5 peças em um dia. Gastou:

Feltro - 15,00
Linha - 3,00
Enchimento: 5,00
acessórios e outros: 5,00
tecido: 5,00

TOTAL: 33,00

Esse valor você gastou para fazer as 5 peças no seu dia de trabalho.

PEÇAS DO DIA + DIA DE TRABALHO: 

$59,20 + 33,00 = 92,20

Nesta etapa vamos entrar com o lucro e os gastos com loja virtual por exemplo.
Pago 12% à loja onde exponho minhas peças: 92,20 + 14% (porque 14 e nao 12? A porcentagem para acrescentar sempre será menor que a porcentagem para descontar). Então 92,20 + 14% = 105,10.
Agora entramos com a margem de lucro que você irá escolher. Uso geralmente 50%.
Então 105,10 + 50% = 157,65.

Agora veja quanto custará cada peça produzida no dia: 157,65 : 5= R$31,53

Achou que a peça ficou cara? Não abaixe o valor da peça pois você irá trabalhar sem lucro e sem salário. O que deve ser feito neste caso é aumentar a produção do dia. Se você fez 5 peças tente fazer 6, 7 peças. Isso vai com certeza diminuir o preço da peça sem tirar nada dos gastos
 e ou do seu lucro.

E vale a pena lembrar que LUCRO é aquela grana que você irá guardar para investir em maquinário novo, em cursos de aperfeiçoamento e outras coisas que irão lhe ajudar a melhorar a qualidade do seu serviço ok!!!!

"Ah!!! Mas eu não trabalho todo dia... "Bom hoje em dia não dá pra ficar parado e mesmo sem encomendas você pode fazer algumas peças que saem mais e deixar de estoque. Pode por exemplo observar qual será a próxima data festiva e investir em peças para a época.

"Ahhh mas se nao vender vou ficar com peças encalhadas..." Por favor nao pense assim!!! Uma coisa muito certa é que atraímos o que pensamos. Então ao invés de pensar e pedir que fiquem encalhadas (pois se pedir é isso que vai acontecer), pense: "Acho que esse estoque será pequeno para as minhas vendas!!!"

Espero mais uma vez ter ajudado e me desculpem se ficou complicado (não tenho o dom da palavra...rsrsrs). Mas qualquer dúvida deixem seus comentários que terem muito prazer em ajudar.


6 comentários:

  1. Prática e otimista como sempre.......Sempre pensei assim: fazer pra ficar encalhado?? Mudando o pensamento em 3,2,1...... Meu estoque está pequeno....Lei da Atração.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk Paremos de pensar negativamente!!!!!!!!!! 520 amiga!!!!!

      Excluir
  2. Nossa! Adorei a dica de pensar positivo. Mudando pra 2016 vendermos muuuiiito!!!
    Obrigada, Mama Mia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Lu!!!! Já pensou em quantas vezes disse que uma coisa não daria certo e realmente não deu? Então pq nao pensamos o contrário? Vamos pensar em como vai dar certo e apostar que realmente dará!!!!!! Beijooo

      Excluir
  3. Olá Andreia
    Amei as dicas. Sobre as peças encalhadas ... as vezes pode acontecer de fazermos peças que que não agradem ou que que não sejam a tendencia da época futura. O tempo passa tão rápido e as idéias das pessoas. Sempre querem a "onda" do momento. Aqui está difícil fazer estoque, tenho que ficar de olho para as peças não sairem antes do ensaio fotográfico, rsrs.
    Obrigada pelo carinho.
    Abraços
    Amor pelo artesanato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmem que saudades linda!!!! Então flor, sem puxar a sardinha para o meu lado, a apostila das princesas que tenho tem tido grande procura desde 2013 quando lancei. Então estamos entrando no terceiro ano de vendas da mesma apostila... Acredito que existam peças que jamais deixarão de vender. Sem contar que podemos adiantar outras peças de suporte que usemos muito como flores, letras... Também acredito muito que devemos ter em mente que lançamos a moda e nao a acompanhamos. Se acreditarmos que aquela peça será top e muita gente vai querer... é isso que vai acontecer. Também acho importante trabalhar com um mix basico de peças. Veja o exemplo da Débora Radtke. Ela tem um mix de produtos que vende bem independente da época. Começou assim, insistiu nisso e alcançou um público que consome a moda que ela lança. Bom, a cada dia vamos observando e tentando nos encaixar né!
      Beijo grande flor!!!

      Excluir