Olá meninas!!!!
Fiquei muito feliz com o montão de mensagens que recebi de agradecimento, dúvidas, sugestões para as próximas postagens, enfim... foram muitos e-mails, comentários e mensagens
que com certeza farão toda a diferença!
Quero deixar claro que, não sou expert em nada. Não fiz faculdade de propaganda e marketing, nem de administração de empresas, rsrsrs nem sou professora de nada.
O que tento passar para vocês, são os caminhos que eu mesma trilhei, as pedras que encontrei e como consegui dar a volta por cima e fazer do artesanato além da minha paixão, a minha profissão.
Como eu disse antes, já trabalhei com vários tipos de material mas o que alavancou mesmo o artesanato como minha profissão, não foi apenas o feltro mas, a INTERNET.
Em meados do século passado, quando nasci...rsrsr, nem poderíamos imaginar que um dia teríamos um lugar para conhecer pessoas tão distantes, mostrar nossa arte ao mundo, muito menos que faríamos tudo isso sem sair de casa... E, a internet, quando bem usada, nos abre um mundo de possibilidades. Mas, isso é assunto pra outro dia!
Não quero fazer posts grandes demais, pois o nosso tempo é curto e, muita informação ao mesmo tempo acaba se perdendo. Precisamos de foco em tudo mesmo!
No último passo, falamos sobre a escolha do material e nas pesquisas sobre os artistas que admiramos e como eles trabalham. O próximo passo é:
3º Passo: Mãos à obra! Perder o medo e se aventurar no material que você escolheu.
Escolha a peça, comece com um molde fácil e veja se o resultado lhe agrada.
É muito importante ser muito crítica consigo mesma. O corte está bom mas ainda tem algumas pequenas falhas? Faça de novo! Os pontos estão quase todos do mesmo tamanho? Desmanche o que ficou meio torto e refaça! A cola quente ficou aparecendo??? Corte outra peça e faça novamente e tome muito cuidado com isso da próxima vez!
Temos que ter em mente que, assim como o mercado cresceu com as facilidades da internet, a concorrência também cresceu em proporcional tamanho. Então é fundamental um trabalho bem feito, com acabamento impecável. Nada de cola aparecendo, nem pontos em tamanhos diferentes, nem recortes tortos (e por favor!!! Nada de olhos de plástico com aquela bolinha preta que se mexe sozinha!!!).
E, sim você consegue fazer tudo isso!!!!!!! O segredo é a prática! Podemos encarar este momento como um estágio (não sei mais se o nome é esse mas, na época que fiz Normal, a gente tinha que fazer uma certa quantidade de horas de estágio em outras escolas...rrsrsrs)
4º Passo: Está tudo do jeitinho que você quer??? É hora de mostrar ao mundo o que você faz! Ainda não é a hora de pensar nos lucros, nas vendas; nem em "ai meu Deus ninguém quer comprar nada meu"!!! Simplesmente calma que as coisas acontecem!
Uma comparação que faço muito e em várias situações e com a Coca Cola. Meu pai conta que quando a Coca foi lançada, eles distribuíam Coca Cola de graça para as pessoas experimentarem.
Então, um bom caminho para ficar conhecida pelo que faz é sim presentear amigos e parentes com as suas peças. É uma boa forma também de saber se está agradando.
Outra forma, já falando de uma parte mais comercial, é ter um blog e um facebook inicialmente. O blog, de uma forma mais ampla, onde você poderá além de mostrar o seu trabalho, falar mais sobre ele. Já o facebook... um pouquinho mais complicado e a cada dia mais exigente.
Para o facebook, vou tentar reservar um post inteiro pois existem regras que precisam ser seguidas. Imagine o face como uma casa que vc apenas alugou mas, que o dono tem regras que precisam ser seguidas.
5º Passo: Bom! Peça linda trabalho impecável, e agora???
FOTOS
Como as pessoas saberão o que você faz se você não mostrar? Boa fotos são imprescindíveis a qualquer tipo de trabalho e, você não precisa ser fotógrafo profissional, nem ter uma câmera profissional. Hoje em dia conseguimos ótimas fotos até com o celular.
Existem vários sites ensinando como tirar uma boa foto, então vamos mais uma vez às pesquisas!
O básico, e o que eu mais uso é: colocar uma cartolina branca, fora de casa e à sombra (fora dos raios solares, não no escuro!) Coloque uma cadeira, uma mesinha, fora de casa, prenda a cartolina apenas pela parte de cima e deixe que ela caia sobre a base fazendo uma leve curva. Não amasse a cartolina nem use uma cartolina amassada ok!
Posicione sua peça e tire várias fotos de vários ângulos e experimente várias distâncias. Eu gosto de tirar a pelo menos um metro de distância. Depois na edição, ao cortar a foto a peça será aproximada.
Essa foto abaixo foi tirada à luz do dia com celular.
Veja que nas laterais da foto aparece o fim da cartolina, que será removido na edição da foto:
Foto Editada:
Experimentem também vários cenários. E veja como várias artesãs tiram suas fotos. Uma que para mim é realmente fonte de inspiração é a Érica Catarina do blog Ei Menina! Lindas fotos, maravilhosos e perfeitos trabalhos e ainda por cima um bom gosto de tirar o fôlego! Assim como ela, várias outras artesãs maravilhosas que me inspiram muito.
Então... bora pesquisar, fazer peças lindas e fotos maravilhosas! Espero que tenha ajudado mais um pouquinho e que vocês tenham gostado! Beijo grande no coração!
Acompanhe meus trabalhos também pelo facebook:
E, conheçam a lojinha novinha em folha, depois me digam se gostaram ok!
oba adorei a dica obrigada
ResponderExcluirObrigada Juliana, espero do fundo do meu coração pode ajudar!
ExcluirSempre trazendo dicas valiosas para nós, principalmente para quem está começando. <3
ResponderExcluirObrigada sempre Mary!!!!!!! Bjooo
ExcluirE agora, o que fazer com um monte de olhinhos móveis que tenho??? Acho que vou reciclar...rsrsrs
ResponderExcluirMais um post com dicas ótimas, para aprendermos. Parabéns Andreia, cada dia te admiro mais...Beijos
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Quero nem saber Flávia!!!!!! O SEGREDO está em conseguir sumir com esses zóis!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Te adoro minha amiga!!!!
ExcluirMais uma postagem "supimpa"! agora vou ver "Como cobrar preço certo", Bjus neste enorme coração!
ResponderExcluirOi Andréia!
ResponderExcluirParabéns pelas dicas, muito úteis para nós que estamos começando, (também tenho pânico daqueles olhinhos), um abraço.