Páginas

14 de agosto de 2013

Sobre moldes

Bom dia flores!!! 
Ando sumida pois meu computador não estava muito bem. Então aproveitei para colocar os trabalhinhos em dia e começar novos projetos!
E, quero aproveitar para esclarecer algumas dúvidas que tenho visto muito!
Moldes!
Li dia desses, uma pessoa explicando porque ela não compartilha nem vende os moldes dela. E, algumas pessoas podem achar isso antipático ou que a pessoa é egoísta por não querer ceder seus moldes.

Vou falar por minha pouca experiência com feltro. Quando decidi fazer meus próprios moldes que fui perceber o trabalhão que dá criar em cima de uma imagem. São vários dias de experiências, ajustes, material perdido até chegar ao resultado que gostamos e esperamos.

E, como não dá pra abraçar o mundo, precisamos escolher qual caminho iremos seguir. No meu caso, escolhi passar a maior parte fazendo moldes e paps pois é o que eu realmente gosto de fazer. E, chego a ficar deprimida se tiver com alguma ideia na cabeça e não puder fazer por conta de encomendas. Então, reservei alguns dias no mês para as encomendas (poucas) e outros dias para as peças novas.

Quem trabalha só com encomendas, nem sempre tem tempo de parar para pensar em disponibilizar os moldes.  Então, não devemos ficar chateadas com isso não.  Acho que o mais legal nessa história toda é que essas pessoas talentosas estão disponibilizando ideias e inspirações. Então vamos aproveitar as ideias e inspirações para o bem!

Acredito também que muitas pessoas não compartilhem ou vendam seus moldes por muitas vezes tirarem os mesmos (como eu) de desenhos de scrap designers e não terem licença para isso. E, estão certas sim!
Quando fiz a bailarina à partir do desenho original do scrap designer Zenware, também não sabia que poderia comercializar os moldes. Então, quando várias pessoas me pediam o pap eu lhes dizia que não poderia vender por se tratar da imagem de outra pessoa. Isso não é desculpa de quem não quer vender ou compartilhar os moldes. Isso realmente existe.

E, como eu tinha essa dúvida, pesquisei para saber o que poderia ser feito. Aqui vou tentar explicar o que pode ser feito a esse respeito. 
A maioria dos designers de scrap têm três tipos de licença que você pode escolher na hora de comprar os kits de scrap:
A primeira é para uso pessoal, você compra o kit (original sempre!!!) e pode fazer seus trabalhos e comercializar as peças prontas (adaptando as licenças para a realidade do feltro).
A segunda licença é para uso comercial. Você compra o kit e pode comercializar a imagem mas, sempre colocando o nome do designer e da loja. Alguns disponibilizam um número da licença para colocar sempre nas fotos dos trabalhos.
A terceira licença de uso comercial; que é a que eu uso; custa geralmente um pouco mais caro mas, você não precisa ficar colocando os créditos e lhe dá o direito de comercializar a imagem. No meu caso comercializar os moldes feitos inspirados naquela imagem.

Porque escolhi a terceira opção se sempre coloco o nome do dono da imagem? Escolhi pq como uso muito o facebook, flickr, pinterest, google, não tenho controle sobre onde minha foto vai parar. Mas, sempre coloco o nome do designer para que todos tenham o livre arbítrio de escolher entre fazer o próprio molde inspirado na minha peça e/ou comprar o projeto comigo. E, por respeito ao trabalho do designer. E, principalmente, respeito ao meu cliente que tem a livre escolha entre comprar o projeto comigo por ter muitas explicações e fotos do passo a passo ou tentar fazer o seu próprio projeto. Lembrando sempre que a maioria das imagens que uso são do ZENWARE, maravilhoso scrap designer.

Costumo dizer que não vendo moldes. Pois moldes todas nós encontramos aos montes na net. Não dou o peixe, ajudo a colocar a minhoca no anzol...kkkk. Tento fazer o pap o mais explicado possível com muiiiiitas fotos e explicações de cada foto para que mesmo a pessoa que não tenha muita intimidade com o feltro, consiga fazer a peça. Portanto, a pessoa que já tem alguma experiência com feltro e desenho, pode e deve tentar se aventurar por este caminho.

E, o que pode parecer simples e fácil para mim, como os desenhos por exemplo, para outras pessoas é muito difícil. E, temos que respeitar isso também. Cada um com a sua habilidade que todas nós temos, só precisamos às vezes de um incentivo para descobrir qual é. De repente, a pessoa que acha que não consegue desenhar... ainda não tentou. Então bora tentar!!!

E, fico muito feliz quando algumas pessoas me mandam as fotos dos trabalhos que fizeram à partir das minhas apostilas. São completamente diferentes dos meus. Nenhum fica igual pois cada artesã tem a sua identidade e a sua forma de fazer. O legal disso é que de um mesmo molde, temos diversas peças completamente diferentes entre si. Muito legal mesmo!

Vou colocar o link para quem desejar comprar os kits de scrap. Você vai precisar ter uma conta no paypal ok? Quem ainda não tem conta no paypal, é só fazer o cadastro como comprador. Se, já tem... tá esperando o que menina???

Então primeiro do paypal: https://www.paypal.com/br/webapps/mpp/home

O link da loja para os kits de scrap. Notem que cada designer tem um valor diferente para a licença de uso comercial sem créditos: http://www.mygrafico.com/

E, para quem já tem os kits originais e deseja apenas adquirir as licenças: http://www.mygrafico.com/license-by-designer/cat_104.html

Algumas podem parecer mais caras mas, dão direito a todos os kits do designer. Então se você usa muitas imagens de um mesmo designer, é mais vantagem comprar a licença "mass".
No meu caso que uso mais as do Zenware, preciso comprar uma licença para cada kit pois ele não tem a opção "mass".
Outra dica é estar sempre entrando no site da loja para ver as promoções. E, esperar uma promoção do seu designer favorito. Hoje em especial um que também gosto muito: o Revidevi, está em promoção! Lembrando que a cotação do dólar hoje é R$2,37. No Etsy.com também tem algumas opções, então sempre bom pesquisar. Boas comprinhas!!!!

Ah! E, lembrem-se: comprem sempre kits originais pois assim vocês terão uma série de vantagens e direitos que não encontram em kits piratas!

Qualquer dúvida, deixem comentário ou envie um e-mail para andreiapfernandes02@gmail.com que demoro um pouquinho mas, respondo!!!

E, no que eu souber, que puder ajudar, contem sempre comigo!
Beijo grande em cada coração e bora criar!!!!

15 comentários:

  1. Oi Andreia, que bom que falou sobre isso, não sabia que tinha que ter licença, pra fazer uma peça em feltro ,a partir de uma imagem de clip art.Qdo comecei a me interessar por feltro, percebi que era mais gostoso, fazer tudo do começo desde o molde...Mesmo sem vender o molde, só a peça, eu preciso da licença? HELP Bjs Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Se você compra o kit de scrap já tem a autorização (licença) para fazer o trabalho baseado naquela imagem. Eu, sempre gostei de scrap e sempre compro kits pois acho mais fácil para conseguir o tamanho que quero sem perder qualidade na imagem. Então, a licença para comercializar a peça pronta eu já tinha. Só precisei comprar a licença comercial para poder vender os moldes entende? Sei que no caso do Maurício de Souza por exemplo, não pode. Teve até uma vez que o Elo7 pediu para que todos retirassem seus trabalhos que fossem baseados nos desenhos dele. Bjkss

      Excluir
  2. Bom saber mesmo Andreia, a apostila das maravilhosas bailarinas já adquiri, falta um tempinho pra fazê-las, mas já estou super ansiosa! Essa arte de fzr molde deixo pra vc que tem esse talento maravilhoso! Faz o da Alice Andreia! Faz, faz! É tão linda!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!!! Muito obrigada pelo carinho! Fico mega feliz que tenha gostado da apostila!! E, estou aqui às voltas com um projeto novo que tem um pouco a ver com o mundo encantado...!!!! rsrsrsrsrs Acho que vocês irão gostar muito... assim espero!!! Bjksssssss

      Excluir
  3. Oi Andreia!
    Me senti...parece que vc leu meus pensamentos e sentimentos.
    Eu tenho facilidade de desenhar e crio meus próprios moldes e muitas pessoas me pedem e acho muito chato ter que ficar sempre dizendo não, mas vc sabe todos os motivos que escreveu acima são muito verdadeiros...eu não uso moldes prontos e por isto meu trabalho é muito maior, pois como vc mesma falou a vida é intensa e temos que "cuidar" da vida...e para fazer meus próprios moldes pago um preço...mas lógico a vantagem da exclusividade que não quero dar,nem doar e nem vender...acho que tenho este direito.
    Obrigada por falar o que eu estava sentindo e passando!
    muitos beijos no seu coração
    https://www.facebook.com/pages/Artes-em-Feltros/594059050624103?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!!!!
      Acho que sempre temos que olhar os dois lados da moeda! Não podemos ficar chateadas com quem pede e nem com quem nega...rsrsrs Senão, onde vamos parar??? Gentileza gera sim gentileza mas, gentileza não significa ter que dar os moldes e sim explicar com carinho pq não é possível dar! Assim a vida fica mais fácil, mais bonita e muito mais interessante!
      Beijão grandão em seu coração e sou muito fã dos seus trabalhos!!! Talento puro!!!
      Bjkssssss

      Excluir
  4. Interessante ver como as pessoas que não nos conhecem, nem tão pouco sabem sobre as causas q defendemos, gostam de nos julgar.
    Vc, uma pessoa super do bem, q tem um grupo novo no facebook com mais de 3000 membros para ajudar a acabar com a pirataria no artesanato, um grupo q ajuda a denunciar as artesãs q prejudicam as outras, um grupo q ensina como calcular preços de vendas e muitas outras coisas...
    Vc que sempre nos ajuda e nos ensina como lidar com esses casos, como colocar nossa logo nas fotos... é um absurdo alguém sem conhecimento nenhum ficar falando um monte de baboseira aos 4 cantos.
    Acho q antes de qq julgamento, todos devemos avaliar o caso, se informar de tudo por trás do assunto e nem assim aconselho o julgamento, pq todos temos o teto de vidro. Que diferença faz se vendo moldes ou peças prontas??? De qq jeito estou comercializando um produto de uma imagem q não é minha...
    Querida amiga Andreia continue firme no seu propósito, acho muito bonito seu trabalho pois ajuda muito a todas nãos que não temos o dom do desenho, mesmo q para copiar uma imagem da net, e olhe bem, não é por falta de tentar não, tem gente q diz vc nem tenta, vá tentar, vc consegue... Como se nós fossemos anormais e quiséssemos tudo fácil na mão. Gente hipócrita!!!
    Saiba q o q vc precisar eu estou aqui, e como te conheço, sei da sua boa índole te apoio incondicionalmente.

    Bjs
    Manu

    ResponderExcluir
  5. Olá Andreia
    Quanta coisa .... não sei se entendi, rsrs
    Eu fico catando fotos na net e a partir deles faço os moldes. Que problemas posso ter?
    Li acima que imagens de Mauricio de Souza não podem ser usadas. Como saber o que podemos "clonar" (fazer da imagem um artesanato em feltro) e o que não?? Muitas imagens vem sem uma assinatura.
    Faço muitos chaveiros, moldes oferecidos por amigas. Mas quando me pedem um Angry Bird, Perry ... tenho que procurar na net e nem sei de quem são.
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Nao me considero uma artesa,faço para familia e a maioria para minha filha,nao sei desenhar nem coraçao,kkkkkkkkkkkkkkkkk mas adorei sua postura e explicaçao,acho que devemos sim dar credito a quem merece pois adoraria ter esse dom que voces tem,mas mesmo assim vou pegando daqui e dali e sempre digo as familiares copiei da net.

    ResponderExcluir
  7. Pois é Andréia... tenho até medo destas questões de direitos autorais. Sempre vejo situações seríssimas... Cruz Credo, Deus me livre...! Parece que qdo digitamos "ursinho" no Google e aparece mais de mil ursinhos diferentes... é só escolher os mais legais, salvar no computador e fazer com essa imagem o q quiser, né? Mas não. E por esse acesso ser fácil, acho q por esse motivo termos algum deslize como esse, nem por desonestidade, por inocência mesmo. Acho q a maioria desconhece tudo isso q vc escreveu. Sobre, comprando kit do Scrap compra o direito de uso assim, ou assado. Eu mesmo não fazia ideia. Sempre vejo uma imagem "Cute" na internet e já penso "isso daria um feltrinho lindo..." mas agora com esse post... tsc tsc! Minha pergunta é a mesma da Carmem, qual é a acusação por fazer de um desenho fofo em um bonequinho fofo artesanal? :( E se fizermos apenas uma releitura do desenho... usar uma estrutura parecida, dando seu toque pessoal ao desenho? Acha que pode dar algum problema também? Tô pra começar um personagem da Sanrio e fiquei intrigada agora... :\ ...E agora Andréia?
    Beijão e muito obrigada pelo post, utilidade nível master... rs! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, Não há problemas se vc se inspirar no desenho para vender as peças pois você não está vendendo a imagem original, entende?
      No meu caso, eu prefiro ter as licenças pois vendo os moldes baseada no desenho, então, acho justo que o criador da imagem que tanto me inspirou, receba o devido respeito.
      Mas, não problema em fazer a releitura desse desenho em feltro não ok!
      Só coloquei este post explicando pois algumas pessoas acham que não podemos nos inspirar em desenho nenhum por não sermos donas das imagens. E, acaba gerando uma polêmica quando a pessoa se nega a dar o molde.

      Bjss

      Excluir
  8. Amei seu Post!! E ele me motivou a vender meus cliparts para que artesãs maravilhosas como você, possam reproduzir a arte em feltro. Eu sinceramente, vou ficar bem feliz em ver feltros dos meus desenhos. Então, eis aqui o link para vocês conhecerem meu trabalho (ainda tem muitos kits para serem lançados, aceito sugestões): https://www.etsy.com/pt/shop/EstudioQueen ou http://estudioqueen.iluria.com/. Aguardo a vista meninas!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana minha linda!! Eu que agradeço tanta inspiração! Me desculpe a demora em responder viu! Olhei seus desenhos e estou encantadaaaaaaa!!! Entrarei em contato viu! Beijo no coração!!!

      Excluir