Páginas

25 de fevereiro de 2015

Artesanato como Profissão - Faça dar certo!

Já imaginou uma profissão onde você possa trabalhar no conforto da sua casa;
poucas horas por dia; a hora que lhe for mais conveniente e ainda por cima
ter um salário de pelo menos R$1.000,00 ???


Já imaginei isso mas, a não ser que você esteja trabalhando para uma grande firma que lhe dá essa oportunidade... então, realmente não sei que profissão seria essa!
Esse é um erro muito comum que algumas pessoas que estão começando com o artesanato pensam.
E, ao perceberem que não é bem assim... desanimam ou desistem!
Calma, calma, uma coisa de cada vez, um dia por vez!!!



Se já inventaram eu ainda não descobri mas, acredito que não exista uma fórmula mágica para ganhar dinheiro que não seja trabalhando, investindo, estudando e se  dedicando 24 horas por dia.

O bom dessa história toda, e isso posso ser categórica em afirmar, é que o artesanato
te dá algumas coisas que valem a pena esperar para conseguir: paixão, prazer, satisfação pessoal e como consequência de um trabalho bem feito: sua remuneração financeira!

Faço artesanato há mais de vinte anos (era como hobby ou pra ganhar uma graninha extra), trabalho há quatro anos com feltro e ao me decidir que faria disso a minha profissão, passei um ano e meio desses quatro, praticamente sem remuneração mas, nunca nem pensei em desistir. Quase não vendia nada e usei o tempo para estudar muito, analisar tudo e todos, observar o que as pessoas queriam, aprimorando técnicas que aprendia e principalmente e acho que o mais importante: sendo muito crítica comigo mesma.

Claro que não estou dizendo que você precisa passar um ano e meio sem ganhar nada... não é isso e não será! Só estou querendo mostrar que existem passos, degraus a serem subidos e que não paramos nunca de subir para estarmos a cada dia aprendendo mais!



Então acho que o primeiro grande passo que você precisará dar é: Está decidida(o) a fazer do artesanato a sua profissão??? Se a resposta for sim! Vou tentar te ajudar com os primeiros passos!

1º Passo: Ter em mente que ao se decidir que irá trabalhar com artesanato, estará começando a trabalhar em uma profissão como outra qualquer que precisa de muito estudo, dedicação e investimento em dinheiro e tempo! Nenhum negócio pode ser começado sem que haja um mínimo de investimento financeiro e muito estudo! E, não confundir estudo com horas desperdiçadas na internet atrás de moldes e mais moldes que você provavelmente nunca usará (você não vai querer fazer parte do programa "Acumuladores"  certo?)!

2º Passo: Escolher com qual material você vai trabalhar. Você precisa se apaixonar pelo material. Para terem uma ideia, já fiz ponto cruz, biscuit, E.V.A, Mdf, mas ao me deparar com o feltro... foi realmente amor à primeira vista! Então, escolha um material que lhe dará primeiramente prazer! É muito importante gostar (até amar pq não..) o que se faz. Claro que puxando a sardinha para o meu lado...rsrsrsrs o feltro é realmente apaixonante e te dá um mundo de possibilidades. Em pouco tempo você não conseguirá olhar para um objeto qualquer e não imaginá-lo em feltro!



Escolhido o material, procure conhecer os trabalhos de várias artesãs que também trabalhem com o material escolhido. Observe suas peças, seus pontos (se tiverem), seus detalhes. Anote em um caderno se achar importante. Observe suas fotos (esse será um dos temas dos nossos passos).
Busque no youtube sobre esta técnica. Existem várias artesãs que disponibilizam muito vídeos ensinando pontos, dando dicas importantes, etc. Ainda não tive coragem de fazer um vídeo pq minha voz.... kkkkkkkk iria assustar logo de cara!!!
 Bom, nesta fase vamos pesquisar muito! Não esqueça de olhar em sites de fora do Brasil também ok!

Bom, se você chegou até aqui é pq realmente tem em mente que quer aprender e quer fazer dar certo!
Nos próximos posts vamos a mais passos ok! Vou te dar um tempo para fazer as suas pesquisas e vamos nessa caminhada juntas!

Quero saber quem chegou até aqui, quem tem interesse em continuar, o que encontraram em suas pesquisas, as suas dúvidas e maiores dificuldades ok! Deixem seus comentários que, demoro um pouquinho mas respondo ok!

E, um abraço meu e do Nick desse tamanho:


Para quem ainda não conhece minha página no face: https://www.facebook.com/MammaMiaHandmade

E meu site novo(ainda em construção): http://www.mammamiahandmade.com.br/

Dúvidas para o e-mail: andreiapfernandes022@gmail.com







26 comentários:

  1. Oi, Andreia...eu ainda tô aqui, na luta...rsrs. Desistir?? Jamais!!! Você é uma fofa, sempre atenta e disposta a partilhar seu conhecimento! Que Deus continue te abençoando e te cuidando como sempre tem feito! Parabéns! Bjkas da Lú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju!!!!!! Estamos sempre aprendendo algo novo, passando por certos caminhos e, acho que o melhor de tudo é poder compartilhar esse conhecimento com as pessoas. No fundo oq eu desejo é que todo mundo dê certo! E, se depender de mim, assim será!!!! Beijo grande flor!!!!!!

      Excluir
    2. Estou decidida a trabalhar com feltro, minha paixão. 💓

      Excluir
  2. Amei...quero continuar lendo as tuas dicas...preciso acreditar mais em mim...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Alessandra!!!!
      E, sim!!!! É muito importante acreditar que dá certo! Ás vezes coisas simples que passam desapercebidas que podem ser de grande ajuda. Essa é minha ideia. Tentar mostrar aqui tudo o que já passei, meus erros, meus acertos e principalmente mostrar que pode sim dar certo! Obrigada por acompanhar viu!!!

      Excluir
  3. Que post mais incentivador, antes trabalhava fora e no começo no ano sai do trabalho, tinha criado uma página no face q ficou um bom tempo de lado. E agora estou voltando aos poucos ao artesanato, já fiz vários tipos de artesanato e agora estou começando no feltro e realmente ele é muito mágico e espero cada dia aprender mais e mais .Beijo e um grande abraço fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei a sua colocação Mary!!! "Mágico"!!! É realmente mágico e podemos fazer encantos com ele! Quem não gostaria de trabalhar com a magia da imaginação??? Temos que ter sim em mente o quanto somos privilegiadas e que ser feliz ainda é melhor que ter! Beijo grande, fique com Deus e muito obrigada por acompanhar! Espero que todas as dicas sejam bem úteis para ti!

      Excluir
  4. Andréia, Sei que já te disse isso, mas vou repetir sempre: Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos, e isso você faz realmente por amor; o que é raro hoje em dia. O artesanato lá em casa tem o antes e o depois de conhecer a Andréia Fernandes..Suas apostilas vem recheadas de sonhos e possibilidades.. Transbordam não apenas conhecimentos compartilhados, mas o amor que temos que ter em cada peça, cada detalhe, cada pontinho.. E agora com essas dicas sei que muitos que estão pensando em parar, vão enxergar o artesanato com outros olhos.. Muito obrigada, bjoo enorme meu e da Ju.. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh!!!!! Obrigada Kátia! Você e a Ju são pessoinhas que moram em meu coração e tenha certeza que tenho um carinho muito especial por vocês!!!
      Obrigada por estar sempre ao meu lado me incentivando!
      Beijo nesses corações lindos!!!!

      Excluir
  5. amei o post,anciosa pelos proximos,gostaria muito que vc falasse sobre como montar uma linha de produtos para trabalhar,ainda faço muita coisa e acho que to precisando saber desenvolver esta linha .Obrigado bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisangela, podemos sim abordar esse tema também. Apesar que acho que a sua linha de produtos nascerá da sua própria experiência e ao seguir os passos que vou abordar, você conseguirá encontrá-los. Muito foco!

      Excluir
  6. Andreia, bom dia :)
    Estou bem nessa fase, na luta diária para viver um dia de cada vez, sabendo que os lucros de fato vão demorar um pouco mais para vir. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Feltro do Céu!!! Um dia de cada vez um degrau por vez! Posso lhe garantir que vale a pena a espera! Bjsssss

      Excluir
  7. Amei tudo que vc diz no post,passa a ser mais real tudo o que sinto no dia a dia. Já pensei em desistir várias vezes,por falta de incentivo,de reconhecimento,de criatividade,de tempo,de dinheiro e principalmente por me cobrar de mais,sempre acho que o trabalho do outros é melhor que o meu. Relutei em criar um face,mas acabei cedendo,gostaria que vc desse uma olhada nas minhas peças e me dissesse se vale a pena continuar.Amo todo tipo de arte,sou de uma família de artista,mas fui picada pelo bichinho do feltro a um ano e meio mais ou menos,e tudo que sei aprendi na internet,nunca fiz curso. Essa é minha página https://www.facebook.com/profile.php?id=100008842722268. Um abraço e parabéns pelo seu talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayana! Vi o seu face sim e, é claro que vale a pena continuar!!!!!! E, sim todas nós precisamos ser críticas com o nosso trabalho, é isso que faz o nosso crescimento. Acredito que com as dicas que vou dar aqui no blog, vc conseguirá encontrar o caminho para se profissionalizar. Um grande passo seria fazer uma fã page pois só vi o seu perfil. Mesmo não tendo muitas curtidas no começo, é mais importante não misturar perfil com páginas ok! Mas vamos falando sobre essas coisas durante os posts. Beijo grande e muito obrigada por acompanhar!

      Excluir
  8. Bom dia Andreia, realmente é muito importante o estudo e investimento financeiro e de tempo. Trabalho com artesanato desde os 10 anos, onde comecei a fazer roupas costuradas a mão para minhas bonecas. Aos 12 eu aprendi crochê com minha vó. Uns anos depois, vi uma amiga fazendo ponto cruz e comecei a fazer também. Em 2013 aprendi arte em EVA e 2014 foi o ano do feltro. Quase 17 anos depois que comecei no artesanato, estou aprendendo cada dia mais. Minha primeira e eterna paixão é a costura a mão, e o feltro e tecido juntos são espetaculares pra mim. Admiro seu trabalho e busco nele aperfeiçoamento do meu trabalho. Amo o que faço e sei bem o que é planejar, estudar, comprar apostilas com técnicas e moldes diferentes. Não acumulo moldes, mas tenho vários para minhas inspirações. Meu projeto tão sonhado no momento é fazer uma apostila com peças diferenciadas, técnicas reunidas de minhas pesquisas, técnicas experimentadas por mim, e apresentar tudo isso de uma forma inovadora, através de um software que aprendi a trabalhar quando fiz meu curso superior. Obrigada por compartilhar conosco dicas de seu trabalho e crescimento. Espero um dia poder escrever minha trajetória e meus conhecimentos para ajudar outros a alimentar seus sonhos assim como hoje alimento o meu. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lino caminho viu!!! Tenho certeza que em breve teremos suas fofuras também em apostilas continuarmos ensinando e dando oportunidade a muitas pessoas viu!
      Beijo grande e muito sucesso para ti!

      Excluir
  9. Andreia, boa tarde

    A apostila é perfeita e já fiz a Cinderela para presentear uma menina e ela amou!
    Recebi uma encomenda das princesas 40cm, mas estou na dúvida de quanto deveria cobrar.
    Aguardo resposta o mais breve possível.
    Abraços, Lêda
    www.artesanatotudodebom.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor! Fico muito feliz que tenha gostado da apostila. Qto ao valor a ser cobrado, dependerá de quantos dias vc vai demorar para fazer. Uma continha rápida e básica (faltando tudooo que vou explicar depois) é vc cobrar +- R$50,00 por dia de trabalho já com o material incluso ok!
      Bjksss

      Excluir
  10. Nossa escrevi um monte e sumiu!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai Lo Bo. Não encontrei seu outro comentário nem na moderação nem no spam... :( Espero que possa escrever novamente viu! Estou aguardando!

      Excluir
  11. Post perfeito, parabéns pelo seu blog e seus produtos.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Andréia. Estou nesta luta também. Ainda com meu emprego fixo, mas já com os dias contados! Hehhehehe. Agora que estou criando coragem para investir somente no Artesanato... O mais difícil disto tudo é convencer as pessoas que estão a nossa volta que pode dar certo... e vai!!!!! Estou chegando no final da minha segunda gestação (já tenho um menino de 1 ano e meio) e espero que para o ano que vem consiga me dedicar exclusivamente ao trabalho artesanal. já estou organizando meu cantinho, pois ainda é bem bagunçado, mas se Deus quiser desta vez não irei desanimar com os obstáculos ou com as críticas que recebo aqui em casa. Meu marido que diz que estou brincando de boneca, já pensei em mudar o nome do Ateliê para "Brincando de Boneca" (hehehehe) só para mostrar que "brincar" com o que se ama fazer também rende lucros!!! Obrigada pelas palavras de incentivo no Blog. Adorei! E sucesso pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh minha linda!!!!! Tenho certeza que dará tudo certo viu!!! E, passei pela mesma coisa viu! A única coisa que eu falava era: "Aguarde de confie!" rsrsrs Hoje... o marido quer vir trabalhar comigo...kkkkkkk Acho que somos privilegiadas pois trabalhar com o que se ama é sim um privilégio e, ainda poder fazer isso em casa, sem gastar com transporte, sem gastar com alimentação, sem correr riscos desnecessários, podendo cuidar dos nossos pequenos... e mais uma lista imensa de benefícios que eu ficaria aqui escrevendo o dia todo... não tem preço! E, com persistência tenho certeza que você o fará entender tanta coisa boa. Espero poder ajudar com a minha pouca experiência mas com muita vontade de ajudar. Beijo enorme em seu coração e sucesso para nós!!!! Bjksssss

      Excluir
  13. Não trabalho com feltro, mas estou com muita vontade de trabalhar ao ver coisas lindas feitas a mãos, fiquei encantada, só mãe de 2 crianças uma de 2 anos e outra de 5 anos, parei de trabalhar fora há 3 anos e acredito que achei uma ótima oportunidade para trabalhar em casa. Agradeço pelo seu incentivo e acredito que a dedicação e o amor vão fluindo em cada peça que me dedicarei a fazer. bjs e fica com Deus !

    ResponderExcluir